Fórmula Café

Pátria amada F1!

Título por Lara Bianca, que entende bem de amor à pátria F1
GOIÂNIA – Recentemente, duas amigas disseram que torciam para o Felipe Massa. “Só por que ele é brasileiro?”, perguntei. Elas responderam positivamente. A partir daí, as duas entraram em uma discussão comigo sobre quem eu deveria torcer na F1. É importante ressaltar que as duas não gostam de F1. Não acordam 3h da manhã em um domingo para assistir uma corrida. Não sabem nada da história da F1. E principalmente, não entendem de automobilismo.

“Você não ama o Brasil”, me disseram quando eu afirmei que não era fã do Massa. Que fique claro, admiro bastante meu conterrâneo, é um ótimo piloto, merecia o título de 2008, mas não, não sou fã do Massa. E por que isso faz de mim menos nacionalista do que quem não acompanha a F1 e “torce” por ele pelo fato de ter nascido no Brasil?

Quem é fã de F1 sabe muito bem que não torcemos por bandeira. Torcemos para o piloto! Como já disse Alessandra Alves na sua coluna no GPTotal, “O fã de automobilismo vibra e fica na ponta da cadeira ao ver uma disputa linda como […] de Alonso e Hamilton, […] não por serem espanhol e inglês, mas por serem extraordinários pilotos. Não somos tacanhos a ponto de torcer ou de gostar de um esporte apenas porque tem um brasileiro vencendo. Não somos xenófobos e queremos continuar não sendo. Fórmula 1 é só um esporte, não é guerra.”

Se F1 fosse apenas bandeira, eu não poderia ser fã de Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial, pelo fato de ser argentino? Eu odiaria todos os franceses por que Alain Prost, tetracampeão e maior rival de Ayrton Senna nas pistas, é francês? Torceria o nariz também para todos os alemães por que Michael Schumacher, heptacampeão, não é lá um piloto que, pessoalmente, gosto muito?

Se F1 fosse apenas bandeira, se, ou quando, não houver mais brasileiros no grid eu não assistiria mais? Odiaria todos os espanhóis por que Fernando Alonso, bicampeão mundial, foi 1° e Massa, 2° piloto na Ferrari? Odiaria também todos os ingleses, por que em 2008 Lewis Hamilton, campeão, levou o título em cima de Massa?

A F1 não funciona assim. O que nos acorda domingo de madrugada ou de manhã, o que nos deixa ansiosos esperando a semana inteira por domingo, o que nos faz pensar/falar/respirar F1 o tempo todo não é torcida. Não é bandeira. É paixão por automobilismo!

O meu maior ídolo na F1 é brasileiro. Mas não é por causa da nacionalidade dele que o cara é o meu herói. Não foi o Ayrton que nasceu no meu país. Eu que tive a honra de nascer no país dele.

A F1 é esporte para aficcionados, não para torcedor de bandeira.

Navegação de Post Único

5 opiniões sobre “Pátria amada F1!

  1. Excelente texto! melhor sentimento impossivel!

  2. Renato Passos em disse:

    Simplesmente falou tudo e mais um pouco, só não peça que entendam…
    Meu preferido também não é brazuca.
    Parabéns pelo texto e peça coragem!

  3. Renato Passos em disse:

    “pela coragem”
    desculpe

  4. Amiga Linda em disse:

    esqueceu de falar o tanto q a amiga era linda, mas arrasou

Deixe um comentário