Fórmula Café

A corrida é disputada (1)

Em referência a um texto do ano passado sobre a hegemonia do Vettel

GOIÂNIA – Quando a gente menos espera, a F1 nos lembra os motivos de sermos tão apaixonados por este mundo.

A corrida foi maravilhosa. O circuito canadense é um dos meus preferidos. O muro dos campeões é aquele que te deixa arrepiado todas as vezes que qualquer piloto encosta nele. Ainda mais quando é um campeão.

Depois de 20 corridas, ouvir qualquer hino que não fosse alemão foi um alívio. Ver então a primeira vitória de algum piloto é lindo. Primeira vitória é uma das mais gratificantes respostas ao esforço na F1. E é sempre bom saber que podemos continuar esperançosos quanto a incerteza do campeão da temporada.

Com as duas Mercedes largando na 1° fila o que esperávamos era Mercedes vencendo. A batalha seria pelo 3° lugar.

Mas além da RBR ter evoluído, a equipe alemã tinha problemas. Rosberguinho terminou a prova em 2°, e Hamilton teve que abandonar. Ricciardo e o seu imenso sorriso ocuparam pela 1° vez o ponto mais alto do pódio. Vettel, o tetracampeão, chegou em 3°.

Essa corrida foi tão fora do normal que até o Chilton perdeu sua sequencia e descobriu como é não terminar uma corrida. E levou seu companheiro junto.

Outra dupla que bateu e que roubou a atenção do final da corrida foi Massa e Pérez. O brasileiro estava fazendo uma ótima corrida, do naipe que estávamos esperando desde o começo da temporada. Chegou a liderar, tudo bem que foi só um pouquinho, mas mesmo assim mantém viva a nossa esperança. Quando estava para ultrapassar Sérgio Pérez na batalha pelo 4° lugar, o mexicano, ao invés de uma leve curva para a direita, se manteve reto, enquanto Massa, no traçado, tendeu para a direita. Por estar mais rápido, o brasileiro bateu no mexicano.

E foi assustador. Uma batida feia, daquele tipo que te deixa pensando nas piores coisas possíveis. Pérez foi rodopiando para a grama e bateu nos pneus. Vettel, 3° colocado, pouco à frente dos latinos, teve muita sorte de não ter sido atingido por Massa. O brasileiro passou reto na curva seguinte, foi para a área de escape e também bateu nos pneus.

tumblr_n6v87tUGHD1tbtrpjo1_500

Pérez foi punido com 5 posições na próxima corrida. Mas Massa, com o sangue latino que tem, não poderia ficar calado. Resolveu postar no instagram fotos que vilanizava o Pérez, e o vitimizava.

tumblr_n6xatdkmbb1rf49gxo2_500

Alguns pilotos (Massa, Alonso e Hamilton) parecem ter a necessidade de ter inimigos. Metem o pau nos outros sem pensar.

Pérez não foi punido? Então, qual a necessidade de atacá-lo nas redes sociais? Não precisa ser amigo do cara, mas para que ser inimigo? A FIA já é responsável pela punição. Essa obrigação é dela. Não de piloto. Ou de torcida.

A conclusão que chagamos é que o azar anda colado no Massa. Se não tivesse batido, poderia tentar ultrapassar Vettel e pegar um pódio. Mas existe uma fada do azar que tem acompanhados nossos conterrâneos faz mais ou menos 2 décadas. Talvez a melhor solução seja reservar uma vaga na Stock para 2015.

Ricciardo ganhou. Vettel foi terceiro. 2014 não está sendo fácil para o alemão. O tetracampeão nunca esteve tão longe de vencer um campeonato. É o 5° no mundial, enquanto o companheiro de equipe é 3°. Mas a está evoluindo e quem sabe ele até consegue beliscar uma vitória.

tumblr_n71km9LWDC1r2e0omo1_500

No mais, essa foi a melhor corrida da temporada. Provou que a F1 é uma caixinha de surpresas. A próxima corrida é um mistério. Estreia do Red Bull Ring. Outra surpresa ou Mercedes voltando com as dobradinhas?

Espero tudo e nada. Ansiosa, bastante ansiosa. Vai que, sei lá, o hino alemão toque com um hino indiano. Ou um hino dinamarquês com inglês. Ou um espanhol com italiano. Tanto faz na verdade. Quanto mais variados os hinos, mais bonita é a temporada.

Navegação de Post Único

Deixe um comentário